Aos fãs de cinema e de filmes de animação, a semana tem uma excelente programação: está acontecendo o FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia, online e gratuito. Na programação, mais de 30 filmes de animação de todo o país, com quase 350 minutos de obras audiovisuais.
Todos os filmes estão disponíveis ao público no site do FICAR e o público pode assistir as obras também durante as férias de julho. Na programação estão sendo ainda exibidas animações convidadas produzidas em Rondônia e na região Amazônica, abrindo, assim, mais um canal de divulgação para diretores e cineastas da Região Norte.
Já na plataforma do Ficar do Youtube, estão disponíveis uma grade de mesas redondas com debates sobre o cinema de animação no Brasil, com cineastas e realizadores, e voltada principalmente para professores e educadores, com debates sobre a importância da animação como processo de aprendizagem. Confira abaixo os temas e participantes:
Mesa 1 – Panorama do Cinema de Animação no Brasil, com Sávio Leite, Quiá Rodrigues, Ronaldo Barcellos e Ronaldo Santana – O cinema de animação brasileiro é mundialmente reconhecido como excelente. Tanto curtas metragens como longas têm ganho prêmios em importantes festivais e chegado ao Oscar
Mesa 2 – Cinema de Animação em Rondônia e na Amazônia, com Aldenor Pimentel, Juracy Junior e Cássio Tavernard – Como os realizadores de filmes de animação da Amazônia aproveitam a região que alimenta a mitologia brasileira, com suas histórias, sua paisagem pujante e fartura de sons.
Mesa 3 – Festivais de Cinema de Animação Infanto Juvenis, com Marcos Magalhães, Telmo Carvalho e Bete Carmona – Janelas como as telas de TV, os streamings e redes sociais são importantes para exibição de animações. Mas muitas das obras mais interessantes não chegariam até o público sem os grandes festivais.
Mesa 4 – Novas Redes Sociais e animação, com Luis Cláudio Lima, Mallu Ferreira, Marialva Monteiro e Gregório Albuquerque. Todas as mesas têm a mediação da cineasta e professora de cinema Bete Bullara – As mudanças nas formas de criação e comunicação são constantes. Pessoas de todos os segmentos e faixas etárias postam diariamente milhares de mensagens, a grande maioria no formato audiovisual. Mas será que basta apertar um botão do seu celular para que exista mesmo uma comunicação?
Seminário Como Usar o cinema de animação em sala de aula- o professor Sávio Leite, conversa com professores sobre essa ferramenta potente para a escola, não só como estímulo para a criatividade do aluno, mas também como dispositivo de vários tipos de aprendizado.
O FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia é uma realização da Associação Ambientalista Verde Vida, com sede na região amazônica e que promove arte e a cultura através de processos educativos e pedagógicos, com as mais variadas manifestações e segmentos culturais, como a produção e a realização de debates, mesas redondas, conferências, mostras, eventos culturais ligados ao audiovisual, a literatura, a música, teatro, artes plásticas, entre outras. Nos últimos anos tem atuado de forma intensa junto às atividades do Projeto Amazônia das Palavras, que trabalha realizando oficinas de literatura no Estado de Rondônia e no Amazonas.
Acompanhe o FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia através das nossas redes sociais no @ficarfestival e divirta-se com a sua família.
Ficar – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – 20 a 24 de junho
Realização: Associação Ambientalista Verde Vida
Contemplado pela Lei Aldir Blanc, Edital 32/2021/Sejucel/Codec, 2ª Edição Pacaás Novos, Premio Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artístico-Culturais, Eixo II – Mostra Cultural – Categoria M – Audiovisual